top of page
Odonto Maria Eduarda-41.jpg

TOXINA BOTULÍNICA - BOTOX

A toxina botulínica é uma neurotoxina, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. É depositada rente ao músculo que queremos paralisar. Então ela serve para paralisar o movimento de determinados músculos, impedindo que os mesmos se movimentem e formem rugas. 

 

Todos nós temos rugas dinâmicas quando estamos fazendo expressões faciais, e isso é totalmente normal e aceitável. O problema é quando nossos músculos são muito fortes e muito utilizados e começam a criar as rugas estáticas, que são aquelas que formam vincos fundos na pele quando estamos em repouso. 

 

São as rugas estáticas que queremos prevenir e corrigir. O ideal é que o botox seja sempre preventivo, para não deixarmos que a nossa pele fique com marcas profundas nunca.

Fazendo a aplicação preventiva de 6 em 6 meses, podemos impedir o aparecimento dos vincos e rugas profundas na pele. É claro que quem já tem rugas estáticas também pode aplicar a toxina botulínica para correção. A quantidade aplicada será maior, mas com o tempo e continuidade das aplicações, conseguimos remover essas marcas já estabelecidas e continuar o tratamento para prevenção de novas marcas.

Harmonização orofacial: Nossos serviços

Onde a toxina botulínica pode ser aplicada?

Pode ser utilizada para paralisar músculos faciais como o frontal (músculo da testa que forma rugas horizontais), o prócero, o corrugador, o orbicular dos olhos, o nasal, o temporal, o masseter, plastisma, entre outros. Cada músculo possui uma função e causa um tipo de ruga diferente. Além de aplicações estéticas também podemos aplicar em músculos que causam apertamento de dentes, bruxismo e cefaleia, por exemplo.

Quem pode aplicar a toxina botulínica?

A toxina pode ser aplicada a partir dos 2 anos de idade em tratamentos terapêuticos, não tendo contraindicações severas. Grávidas e lactantes não são aconselhadas a fazer aplicações nesse período.

De quanto em quanto tempo a toxina botulínica pode ser aplicada?

Pode ser aplicada de 3 em 3 meses, não antes disso. Mas quando o tratamento é preventivo o aconselhado é de 6 em 6 meses e conforme maior força muscular, o ideal é reduzir o tempo de aplicação para 3 em 3 meses ou 4 em 4 meses. Isso vai depender do local de aplicação, do músculo, da quantidade de toxina e do efeito desejado.

Qual o tempo de duração do efeito da toxina botulínica?

Na bula dos medicamentos, relatam que o efeito perdura entre 3 a 6 meses. Mas isso é muito particular a cada paciente, visto que cada organismo reage de um jeito frente a aplicação da toxina botulínica. Tem pacientes que relatam maior duração, outros menos, além de estar ligado ao estilo de vida, a força muscular, ao metabolismo celular, entre outros fatores associados.

Qual a diferença entre o preenchimento e a toxina botulínica?

A toxina paralisa os músculos, congela seu movimento, então só deve ser aplicada em músculos que não queremos que se movimentem. Mas o botox não altera o formato, nem volumiza, nem dá contorno em nenhuma região. Tem apenas a função de paralisar o dinamismo muscular da face.

Já o preenchimento, é realizado através da injeção de um produto (ácido hialurônico, por exemplo) com a finalidade de aumentar o volume da região, hidratar, melhorar o formato e o contorno.

Quais os locais indicados para a aplicação de toxina botulínica?

- Músculo frontal (rugas horizontais na testa);

- Músculo prócero (ruga de preocupação);

- Músculo orbicular dos olhos (pés de galinha);

- Músculo nasal (bunny lines);

- Músculo temporal (cefaleia);

- Músculo masseter (bruxismo);

- Músculo platisma (efeito Nefertite, no pescoço).

O que é o efeito Nefertite?

É a aplicação da toxina botulínica na região de mandíbula e pescoço, para prevenir e suavizar a flacidez e as rugas dessa região, proporcionando um efeito de lifting facial. É indicado para pacientes entre 30 e 50 anos que se incomodam com essa região do pescoço. A aplicação é realizada na porção central do músculo platisma e na linha mandibular, pois esses músculos puxam as laterais do rosto para baixo quando se contraem. Então ao relaxarmos esses músculos, impedimos que ele faça essa força que traz o rosto para baixo. 

bottom of page